Carregando...
Dicas

Treino com um coaching esportivo e melhore seu rendimento

coaching esportivo

O mundo do esporte pode demandar muitos sacrifícios para atingir os resultados esperados. Não apenas físicos: administrar pressão, derrotas, desgaste psicológico e rivalidade faz parte do dia a dia de todo atleta. Para orientar os atletas nesse ramo tão competitivo, a metodologia do coaching esportivo é cada vez mais valorizada.

Diversas questões psicológicas podem afetar o rendimento dos treinos, independente dos seus objetivos e do esporte praticado. Por isso, o principal benefício do coaching é não deixar que essas diferentes pressões afetem o desempenho.

O coach esportivo é ideal principalmente para pessoas que precisam de alto rendimento, trabalhando na identificação dos problemas e incentivando as capacidades já existentes. É uma importante ferramenta para atingir o seu objetivo e ir além quando você sente que não consegue.

Para isso, o coach trabalha com diferentes ferramentas psicológicas visando tirar o melhor do atleta.

A metodologia do coaching esportivo

O coaching esportivo precisa trabalhar junto com o treinamento e preparação física. Enquanto um trabalha o corpo do atleta, o outro volta-se para a mente e equilíbrio emocional.

Assim, o atleta exercita o corpo enquanto lida melhor com adversidades, desenvolve mais autoconfiança e trabalha melhor em conjunto, o que pode influenciar na sua performance física durante momentos decisivos.

O coaching esportivo é um nicho do coaching focado nos profissionais ligados às diferentes práticas esportivas, como técnicos, diretores, auxiliares, comissão técnica, psicólogos, médicos, preparadores, entre outros.

Aspectos relacionados ao desenvolvimento pessoal, profissional, emocional, social, físico e intelectual fazem parte da metodologia do coach. Diversas áreas do conhecimento são utilizadas de forma integrada, pois todo esse conjunto afeta rendimento e situação psicológica no cotidiano de treinos e competições.

Entre os temas desenvolvidos na metodologia, podem estar: práticas de liderança aplicadas ao esporte, comunicação e psicologia esportiva, programação neurolinguística aplicada ao esporte, etc.

Através dessas e outras ferramentas, busca-se sempre o objetivo de potencializar a atuação dos atletas e demais profissionais.

Técnicas para melhorar os seus treinos

A aplicação do coaching esportivo se baseia em técnicas da psicologia esportiva e na teoria sobre inteligência emocional, do psicólogo Daniel Goleman, PhD pela Universidade de Harvard.

Estudiosos do ramo apontam o papel fundamental das emoções no desenvolvimento individual. Portanto, equilibrar mente e corpo é fundamental para adquirir os resultados desejados durante a prática esportiva.

O acompanhamento do coach esportivo pode proporcionar:

  • Maior comprometimento com resultados;
  • Motivação pessoal e profissional;
  • Desenvolvimento de habilidades esportivas;
  • Comunicação efetiva;
  • Capacidade de tomar decisões assertivas, de maneira rápida;
  • Desenvolvimento de foco, comprometimento e disciplina;
  • Inteligência emocional;
  • Autoconhecimento e autodesenvolvimento constante;
  • Definição de prioridades e objetivos;
  • Boa performance durante as competições;
  • Trabalho em equipe.

É uma forma de elevar os treinos por meio de uma metodologia única e eficaz, que proporciona desenvolvimento pessoal e profissional. Como resultado, melhor performance física e controle emocional para levar o atleta a superar suas dificuldades.

Técnicas para diferentes esportes

O coaching esportivo não fica restrito a apenas um esporte. Pelo contrário, a psicologia esportiva é essencial no acompanhamento de qualquer atleta, independente da sua ocupação.

No futebol brasileiro, por exemplo, grandes times como Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Atlético Mineiro adotam o coaching esportivo como estratégia para melhorar resultados.

Esportes individuais também se beneficiam. Medalhistas olímpicos de todas as modalidades utilizam essa ferramenta. Bons exemplos são o nadador César Cielo e o judoca Flávio Canto.

Outro exemplo prático dos benefícios do coach esportivo está no tênis. Esporte dinâmico e extremamente exigente, a condição mental muitas vezes define o vencedor da partida. Muitos atletas do ramo sofrem de ansiedade, o que pode trazer tensão muscular, perda de coordenação, concentração reduzida e até mesmo sensação de desistência durante as partidas.

As ferramentas psicológicas do coaching buscam amenizar esses fatores, possibilitando que o esportista tenha em mente apenas os objetivos em jogo. Não apenas o tênis, mas todas as demais atividades físicas se beneficiam disso.

Treinando mente e corpo

A maioria dos atletas sabe que rende mais quando fatores emocionais e psicológicos não estão em jogo. Quando a tensão ou ansiedade não trabalham contra o corpo, você está livre para dar o melhor de si.

Afinal, sabe-se que mente e corpo compõem um mesmo sistema e que é extremamente difícil obter excelência se um deles estiver sob estresse, desmotivação ou qualquer outra barreira psicológica.

Não são só os fatores táticos, técnicos e físicos que necessitam de treino e acompanhamento. O fator psicológico também, e muito.

Além de todos os benefícios para a saúde mental, o coaching esportivo também ajuda a ampliar a visão estratégica, focando em escolhas mais assertivas e otimizando o tempo de treino.

 

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de